domingo, 1 de novembro de 2009

Bloco músicos de região: Chico Science


Dando início ao bloco Músicos de Região que trará o cenário musical de regiões do Brasil e terá edições de mês em mês, trago a vocês o artista que fez realmente a "embolada" musical do meu querido estado de Pernambuco,misturou desde as cirandas de roda até o maracatu, fundindo tudo isso em uma coisa só: o Manguebeat, que até hoje é agraciado pelo mundo.

Francisco França, ou Chico Science, nasceu em 1966, em Olinda, e passou sua infância em um bairro que, como tantos outros de Olinda, ficava na beira de um mangue. Depois, mais crescido, fazia uns "bicos" para juntar dinheiro e ir a bailes funk. Seus ídolos eram James Brown e Grandmaster Flash. Cresceu ouvindo maracatus, cocos, cirandas, emboladas, caboclinhos. Essa mistura de influências aliadas a uma mente extremamente fértil fez de Chico Science um dos maiores músicos da MBP contemporânea.

Tudo começou com uma banda que ele fez em 87 chamada Orla Orbe, Nessa época, ele ainda não era Chico Science, mas sua inventividade já se anunciava, alimentada pela participação, três anos antes, na Legião Hip Hop, um grupo de dança de rua no qual grafiteiros, músicos e dançarinos curtiam o melhor da música negra norte-americana.

No início de 91, Chico Science entrou em contato com o Lamento Negro, um bloco afro que trabalhava com educação popular no centro comunitário Daruê Malungo, periferia do Recife. O vigor da percussão chamou a atenção do cantor, que começou a trilhar rumo distinto, misturando num mesmo balaio black music e música de raiz, como maracatu e coco de roda - eis aqui o embrião do que se batizou manguebeat.Esse encontro fez com que Chico mudasse o seu referencial musical. Se antes a mistura era de sons internacionais com um toque brasileiro, depois, passou a ser a mistura de ritmos brasileiros com algumas influências estrangeiras. Junto com Jorge dü Peixe (tambor), Lucio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Gilmar Bola 8 (tambor), Toca Ogam (percussão), Gira (tambor), Marquinho (tambor) e Canhoto (caixa) Ð Pupilo entrou depois, no lugar de Canhoto Ð estava formado o Chico Science & Nação Zumbi.

Junto com Fred Zero Quatro, do Mundo Livre S/A, Chico Science escreveu o Manifesto "Caranguejo com Cérebro", que descreve essa proposta de relação "neo-antropofágica". De acordo com o manifesto, os mangueboys são "indivíduos interessados em quadrinhos, TV interativa, anti-psiquiatria, Bezerra da Silva, Hip Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso, sexo não-virtual, conflitos étnicos e todos os avanços da química aplicada no terreno da alteração e expansão da conciência", com essa concepção de mudança mundística dá pra ver que os caras eram meio "estranhos". Em 93, o mundo descobriu Chico Science e o Movimento Mangue Beat. O primeiro CD da banda, "Da Lama ao Caos", foi lançado pela Sony Music. Com esse CD, os mangueboys foram para Europa e Estados Unidos. "Afrociberdelia" saiu em 1995, com participação de Gilberto Gil na faixa "Macô", mostrando um Nação Zumbi mais maduro. E, mais uma vez, os "meninos" saíram em turnê pelo mundo. Infelizmente, em 2 de fevereiro de 97 Chico Science morre em um acidente de carro.

A Nação Zumbi, no entanto, se viu zonza, perdida, e levou bom tempo para achar o norte novamente. Muito se especulou sobre a continuidade da banda: uns diziam que seria impossível sem o vocalista, outros acreditavam que, se continuassem, não chegaria aos pés do que o grupo era com Chico nos microfones. Depois de um "CD tributo" - CSNZ, de 98 -, o grupo lançou no ano passado o disco Rádio S.AMB.A. Saindo da supervisão de uma grande gravadora, o disco foi autoproduzido e saiu pela Y?Brazil Music: elogios e críticas apareceram, exaltando o fôlego da Nação de seguir adiante, longe da sombra de Chico Science.

vou deixar aqui o site da banda para maiores informações.

se quer ouvir o trabalho do chico quando ele era vivo, pode baixar o album "da lama ao caos" aqui, para mim é o melhor album deles.

Set List:

1- Monologo Ao Pé Ado Ouvido
2- Banditismo Por Uma Questão de Classe
3- Rios, Pontes & Overdrives
4- A Cidade/Boa Noite Do Velho Faceta (Amor de Crianca)
5- A Praieira
6- Samba Makossa
7- Da Lama Ao Caos
8- Maracatu de Tiro Certeiro
9- Salustiano Song
10- Antene-Se
11- Risoflora
12- Lixo Do Mangue
13- Computadores Fazem Arte
14- Coco Dub (Afrociberdelia)

(Algumas partes do texto escrito foi tirada do site ultramix.com.br)
Read More