quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Gerry Judah - O artista de grande escala

Avós maternos e paternos de Gerry Judá vieram de Bagdá e resolveram morar em Baghdadi comunidade judaica da Índia e da Birmânia. Sua mãe nasceu em Calcutá e seu pai, em Rangun. Gerry Judah nasceu em 1951 em Calcutá, e cresceu em West Bengal antes de sua família se mudar para Londres.

As paisagens dramáticas da Índia e a arquitectura ornamentada de seus templos, mesquitas e sinagogas com seus rituais de teatro teve um profundo efeito sobre a psique de Judá, que resurgiram mais tarde em seu trabalho.

Austero, Londres pós-guerra foi um choque para Judá, e ele escolheu gastar seu tempo evocando paisagens imaginárias e fantasias de arquitectura com lápis e papel.
Ele passou a estudar arte em Barnet College of Art (1970-1972) antes de obter uma bolsa no Fine Art at Goldsmiths College, Universidade de Londres (1972-1975) e estudar escultura como uma pós-graduação na Slade School of Fine Art, University College de Londres (1975-1977).

Após a faculdade, Judá, montou seu estúdio no West End de Londres, onde começou a trabalhar com esculturas em grande escala. Para financiar seus projetos, ele assumiu o trabalho ocasional em teatros como artista escultor e paisagístico. Durante esse tempo ele trabalhou para a Royal Opera House Inglês, National Opera, Royal Festival Ballet, London Contemporary Dance, Sadlers Wells Royal Ballet, Royal Shakespeare Company e do Royal National Theatre, entre outros.

Apreciando a democracia do teatro como uma arena visual, Judá, procurou mostrar a sua arte em outros lugares públicos. Ele começou a construir uma reputação de design inovador, trabalhando em filmes, televisão e museus. Ele criou cenários para instituições como a BBC, do Channel Four, British Museum, Natural History Museum, Imperial War Museum, e por artistas como Paul McCartney, Michael Jackson, Led Zeppelin, Robert Plant e Jimmy Page, The Who, David Bailey e Terence Donovan e Godley and Creme. Ele também produziu esculturas para a Ferrari, Porsche, Audi, Jaguar, Mercedes Benz, Renault, Ford, Rolls Royce, Honda, Toyota e Land Rover no encontro anual de Goodwood Festival of Speed e projetou pontes em Londres e Cambridge.

Entre um número de comissões de museus e instituições públicas, Judah foi convidado para criar um modelo em grande escala da rampa de seleção em Auschwitz Birkenau para uma exposição Holocausto organizada pelo Museu Imperial da Guerra, em Londres. Extensa investigação e visitas a Auschwitz o levou a produzir um trabalho muito elogiado, que o incentivou a levar sua arte ainda em uma nova direção. Voltando às suas origens Fine Art, ele começou a fazer a arte que nasceu de suas reflexões sobre acontecimentos históricos. Ele criou um grande conjunto de pinturas tridimensionais para explorar os efeitos da guerra e da devastação causada pelo homem na nossa paisagem global. Suas pinturas foram mostradas em exposições individuais, incluindo Fronteiras, a Timber Yard, Londres, 2005, Angels, do Royal Institute of British Architects, Londres, 2006 e do Alto Comissariado Britânico, a Índia, 2007, pátrias, T Louise Blouin Foundation, Londres e País, Wolverhampton Art Gallery, Wolverhampton, 2009.

O trabalho de Gerry Judah está incluído em um número internacional de colecções públicas e privadas, incluindo a Colecção Saatchi, Poju e Zabludowicz Anita Collection, Essy e Coleta de Fátima, Shariat Amir Collection, David Roberts Collection, Centro de Israel da Colecção de Artes, Hochman Irena Collection, Roger Walters Collection, Bobby Kapoor Collection, Zaza Jabre Collection, Stephen e Miriam Grabina Collection, Richard Harrington e Jessie Collection, Gilad e Cheryl Hayeem Collection, Chris Drake e Angie Collection, Phil Hylander Collection, Collection Jason Lee, David e Françoise Winton Collection, Imperial War Museu Colecção, Museu de Arte Antiga e Nova coleção e Conde de março de Goodwood Collection.


Abaixo seguem algumas de suas esculturas no famoso Festival de velocidade Goodwood !

Escultura da Land Rover do festival de 2006
Escultura da Ford no festival de 2003
Escultura da Audi no festival de 2009
Escultura da Mercedes no festival de 2001
Escultura da Honda no festival de 2005


se deseja saber mais ou ver mais obras do artista acesse o site dele clicando aqui

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma escultura melhor que a outra em...

8 de janeiro de 2010 às 12:44
Anônimo disse...

Uau. Fatos relevantes!
Vc se expressa muuito bem!

8 de janeiro de 2010 às 13:12
marcella disse...

O cara simplesmente e muito criativo para criar coisas diferentes
adorei belo template colega.

http://sxgamex.blogspot.com

8 de janeiro de 2010 às 13:20
Inez disse...

Os trabalhos dele são realmente muito bons.

8 de janeiro de 2010 às 13:26
Esther Saldanha disse...

Deveras genial. Um grande talento.

8 de janeiro de 2010 às 16:47

Postar um comentário