quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pedro Almodóvar - O cineasta Espanhol

Pedro Almodóvar Caballero é o cineasta espanhol de maior renome mundial atualmente. Sua filmografia é repleta de filmes onde a presença feminina é o ponto principal das tramas, as cores berrantes e a política espanhola também são destaques em seus roteiros. Para Almodóvar seus filmes são tão autobiográficos quanto poderiam ser, suas experiências de vida são suas fontes de inspiração. Hoje, o diretor é tão conhecido quanto o conterrâneo Luis Buñuel, cineasta cuja obra se assemelha muito ao estilo de Almodóvar.


Nascido na pequena cidade espanhola de Calzada de Calatrava, Almodóvar partiu para Madrid em 68, aos 19 anos em pleno governo do general Franco. Foi funcionário de uma companhia telefônica, cartunista, ator de teatro avant-garde (literatura de vanguarda) e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido.
Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor.

No ano de 1987 atinge projeção internacional quando seu filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos" é indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Este mesmo filme marca o fim de sua parceria com a atriz Carmen Maura, ninguém sabe exatamente o por quê. Nos próximos três filmes "Ata-me"(1989), "De salto alto"(1991) e "Kika"(1993), Pedro contou com uma nova atriz como parceira, a ótima Victoria Abril.

O mesmo estilo único em contar histórias pôde ser conferido tanto no delicado "A Flor do meu Segredo"(1995) como no policial dramático "Carne Trêmula"(1998). "Tudo Sobre Minha Mãe"(1999) não só é o melhor filme de Almodóvar como também um do melhores filmes da história do cinema, misturando personagens e situações aparentemente esquisitas, com um roteiro perfeito e narrativa emocionante da primeira à última cena.

O filme deu a Pedro o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, e também ganhou o Globo de Ouro e Oscar de filme estrangeiro. Assediado por produtores e atrizes americanas sedentos por trabalhar com o diretor, Pedro resistiu e voltou à sua terra natal para realizar seu mais novo filme "Fale com ela", que, entre outros prêmios, ganhou o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e concorre ao Oscar nas categorias de roteiro e direção.

Em 2009 lançou sua ultima obra "abraços partidos", com sua Diva do momento Penélope Cruz, é um filme morno, com uma bela e estruturada narrativa, que é o que segura e prende a atenção do espectador do inicio ao fim.

Baixe "tudo sobre minha mãe" e "fale com ela" logo abaixo! é só apertar no nome que corresponde ao filme!


TUDO SOBRE MINHA MÃE

Tamanho: 331Mb
Áudio: Espanhol
Legenda: Português
Formato: RMVB
Hospedagem: Megaupload

FALE COM ELA

Tamanho: 352 Mb
Áudio: Espanhol
Legenda: Português
Formato: RMVB
Hospedagem: Megaupload


5 comentários:

joão victor borges disse...

bacana. acho que o único filme de produção espanhola que eu vi foi 'o labirinto do fauno.' vou baixar um desses pra ver como é ^^

http://anpulheta.blogspot.com

6 de janeiro de 2010 às 14:37
Guilherme Augusto disse...

Belo post, não sou muito fã dele, mas legal a historia...

6 de janeiro de 2010 às 15:07
Losterh disse...

Prefiro o Buñuel. Acho Almodovar um chato.

6 de janeiro de 2010 às 15:21
Leandro disse...

bacana o estilo do seu blog
nao conheco o cineasta, mais fica a dica né. hehehe
^^

6 de janeiro de 2010 às 15:26
David Aragon™ disse...

Valeu pelos filmes, Almodovar é um dos grandes do cinema contemporâneo!

CHINFRAS e TALS

7 de janeiro de 2010 às 20:37

Postar um comentário